quarta-feira, 29 de abril de 2015

SCS4 - Crescer em virtude segundo Santa Catarina de Sena

[Carta de Santa Catarina de Sena à Francisco e Inês. No livro “Cartas completas” de Santa Catarina de Sena, da Editora Paulus, trata-se da carna nº 290]

"Em nome de Jesus Cristo crucificado e da amável Maria, caríssimo filho e filha no doce Cristo Jesus, eu Catarina, serva e escrava dos servos de Jesus Cristo, vos escrevo no seu precioso sangue, desejosa de vos ver verdadeiros servos de Jesus Cristo crucificado, constantes e perseverantes até à morte, para receberdes a coroa da glória, que não se dá a quem começa, mas a quem persevera até o fim.

Quero que vos esforceis para correr no caminho da verdade, empenhando-vos em crescer de virtude em virtude. Pois não progredir, é voltar atrás. A pessoa não pode ficar parada numa posição. E qual é o modo para fazer crescer em nós, caríssimos filhos, o fogo do desejo santo? É o seguinte. Pôr lenha na fogueira! Que lenha? Lembrar-se dos numerosos benefícios recebidos de deus, os quais são inumeráveis. Sobretudo os benefícios recebidos de Deus, os quais são inumeráveis. Sobretudo os benefícios procedentes do sangue do Verbo Filho unigênito de Deus, que nos revela o grande amor do Pai por nós. Ao nos lembrar dos muitos benefícios divinos, crescemos no amor. Podemos também lembrar com atenção os incontáveis defeitos e pecados com que ofendemos a Deus, arrependendo-nos com amarga contrição. Ainda podemos pensar como tem sido grande a misericórdia divina para conosco, ao não permitir que a terra nos engolisse ou que os animais ferozes nos devorassem. Com toda essa lenha aumentará o fogo. Assim, por meio dos benefícios cresce o nosso amor pelas virtudes, e por nossas falhas cresce o ódio contra o vício e a sensualidade, que é sua causa. Assim fazendo, perseveraremos até à morte, progredindo continuamente.. Então sereis verdadeiros servos de Cristo crucificado, como disse que desejo ver-vos.


Rogo-vos, pois, que assim façais por amor de Cristo crucificado, para que veja cumprir-se em vós a vontade divina e meu desejo. Nada mais acrescento. Permanecei no santo e doce amor de Deus. Jesus doce, Jesus amor."

Um comentário:

  1. Salve Maria Santíssima, obrigada irmão pelo o blog, Deus tão caridoso usa também a internet para evangelização... Louvado seja Jesus pelas mãos da Virgem Santíssima do qual, te inspira para fazer este trabalho...

    ResponderExcluir