terça-feira, 10 de julho de 2012

Por que um escravo de Nossa Senhora deve usar as correntes como sinal?




Salve Maria Imaculada!
            Eis que por obra do Espírito Santo estão surgindo muitos Escravos de Nossa Senhora. Graças a Deus, bendito seja Deus por isso. Mas, por outro lado, por obra de satanás, têm surgido muitos escravos que mais parecem escravos refugiados em quilombos (e quilombo aqui entenda lugar de satanás para dispersar os Escravos de Nossa Senhora). Como sabemos, a Santa Escravidão, ou seja, a sua consagração a Nossa Senhora por este método, é eterno. Não tem como renunciar, pois, renunciamos nossos méritos e nos colocamos inteiramente nas mãos da Mãe de Deus. Não existe “ex- escravo” de Nossa Senhora. Existe ex-escravo de satanás, que de forma particular e própria tratada aqui, são os Escravos de Nossa Senhora, que renunciaram e romperam com os grilhões do pecado, e assumiu as correntes, a consagração total e perpétua à Santa Escravidão de amor a Nossa Senhora. Existem escravos que não renovam a consagração pelo menos uma vez por ano como é pedido (renovar é só para recordar e se por inteiramente novamente nas mãos de Nossa Senhora, no caso de não renovar não quer dizer que deixa de ser escravo. Assim como quando se renovava CPF, e a pessoa deixava de renovar o CPF ela não deixava de ser uma pessoa.). Mas também tem aqueles que até renovam, mas mais parecem terem vergonha de serem todos de Jesus pelas mãos de Maria, e assim nem usam as correntes da Consagração.
            É deste último que quero tratar aqui mais especificamente. Não que o primeiro seja menos grave, que de fato até chega a ser mais. Mas, infelizmente, muitos apostatam da fé, largam a devoção, simplesmente por não viverem a Escravidão em suas vidas. E um dos meios indicados para viver essa devoção é justamente usar as Correntes. Então o porquê não usar as cadeias? Quando nós vivíamos como ditava o mundo, não tínhamos vergonha de mostrar as coisas do mundo. Nós não nos envergonhávamos de mostrar o que éramos: escravos de satanás. E não digo antes de ser batizado quando espiritualmente somos escravos do pecado (até porque creio que a maioria foi batizado quando criança); eu digo de muitas vezes, com consciência, fazermos barbáries da nossa vida, do nosso corpo. Mesmo muitas vezes estando na Igreja de corpo, mas a alma e o coração assando no forno do encardido. Quem aqui que vivia uma vida depravada tinha vergonha de andar com camisinha na carteira, de dar camisinha, de usá-las, de falar de sexo, de ver filmes e revistas pornográficas? Quem outrora tinha vergonha de beber cachaça, ir pra balada, ficar embriagado, usar drogas, voltar destruído? Quem tinha vergonha de roubar, matar, se prostituir? Quem tinha vergonha de falar palavrão, viver como o mundo? Quem tinha vergonha de ouvir funk imoral (como se existe morais), ouvir sertanejos imorais, rock satânico, rap que propaga o mal, etc? Quem tinha vergonha de fazer tatuagens que são um grande mal, usar piercing, fazer consagrações esclarecidas a satanás, mentir, e tantas outras coisas do demônio? Pense no pecado que você tem, ou que tinha... Você tinha vergonha de ser assumido nesse pecado? Então porque se envergonha de usar uma corrente como sinal da Consagração a Nossa Senhora? Eu é que tenho vergonha de você se você não usa a corrente por própria vontade, dizendo que não precisa, ou como ouvi de um seminarista “meu sinal está no coração”. Se o sinal está no coração, as artérias deveriam estar pra fora, porque o que deveria ser visível para o mundo está guardado.
            É óbvio que existem casos extremos em que não se pode usar. Um exemplo é caso você entre em uma penitenciária, aí você terá que tirar a corrente. Ou em algum trabalho que não o permita. Mas ao sair do trabalho ou do local que você seja obrigado a tirar por motivos verdadeiros e justos, você tem o dever de recolocar as cadeias. Eu digo isso queridos irmãos, porque infelizmente muitos que vejo sem a corrente não usam por que não querem. Não tem nada que impeça. E então chego à conclusão que é vergonha de Nossa Senhora. Um consagrado de uma determinada comunidade que use sinal, ele não tira o sinal (só em casos que também seja necessário), então por que não usa também a  corrente da consagração a Nossa Senhora que chega a ser maior do que consagração a comunidade, congregação, etc. (a salvo caso de consagração sacerdotal, mas um padre só vive de fato seu ministério de forma santa se for consagrado a Virgem Maria, como o foi São Padre Pio).
            Vejamos alguns motivos para se usar as correntes, expostos por São Luis no Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem Maria: 238. Eis os motivos por que se usam estas cadeiazinhas:
1º Relembram ao cristão os votos e compromissos do batismo, a renovação perfeita das promessas batismais que ele fez por esta devoção, e a estrita obrigação em que está de se conservar fiel. O homem, porque se deixa levar mais pelos sentidos do que pela fé pura, esquece facilmente suas obrigações para com Deus, se não tiver algo que lhas traga à memória. Por isso estas pequenas cadeias servem para lembrar ao cristão aquelas cadeias do pecado e da escravidão do demônio, de que o santo batismo o livrou, e a dependência que, neste sacramento, votou a Jesus Cristo, e a ratificação dessa dependência, feita ao renovar os seus votos; e um dos motivos por que tão poucos cristãos pensam nas promessas do santo batismo, e vivem com tanta libertinagem como se nada houvessem prometido a Deus, como se fossem pagãos, é não trazerem nenhuma marca ou distintivo exterior que disso os relembre.
239. 2º Mostra que ele não se envergonha de ser escravo e servo de Jesus Cristo, e que renunciou à escravidão funesta do mundo, do pecado e do demônio.
3º Garantem-no e preservam-no dos grilhões do pecado e do demônio, pois, ou estaremos agrilhoados pelas correntes do inimigo, ou traremos as cadeias da caridade e da salvação: “Vincula peccatorum; in vinculis caritatis”.
         Como vimos de São Luis, é importantíssimo o uso das correntes. Lembro-me de um caso em que ouvi falar: Um pregador, escravo de Nossa Senhora, pregava em algum lugar; quando uma pessoa se manifestou, e então o mau ali manifestado na pessoa disse que só não pegaria ele (pregador) porque ele estava usando um sinal da consagração, mas que quando ele tirasse... Compreende queridos irmãos a necessidade de usar a corrente? E isso é fato, estamos mais expostos ao pecado quando sem corrente do que com a corrente. Não confunda aqui a corrente com “amuleto” da sorte ou contra o pecado. Mas fica claro que quanto mais expostos ao pecado, como vai dizer São Luis acima (ao dizer de as pessoas não viverem o batismo) é a falta de algo que as faça lembrar. Eu digo por mim mesmo. Quantas vezes eu já não estive em ocasião de pecado, e até consentir em meu coração praticar o pecado, mas, ao sentir e ver a corrente em meu braço, eu lembrar que eu sou propriedade de Nossa Senhora e que não devo ofender a Deus e viver a santidade. A tentação talvez tenha aumentado após a consagração, mas é justamente por estar a caminho da salvação (não estou salvo, apenas a caminho como todos os que desejam ir para o Céu) que o demônio vai querer sempre nos retirar do caminho da graça. E, para os consagrados, talvez o primeiro modo que ele faça isso é tirando as correntes dos seus braços, porque na hora que o inferno inteiro se levantar, não terá esta pobre alma nada para se lembrar de Deus, de Nossa Senhora, e refrear a tendência de pecar.
            Santa Teresa de Ávila em Castelo interior ou Moradas (Sobre vida de oração e as várias etapas [moradas] que a compõe) vai dizer ainda na segunda morada, que “Não há dúvida – aqui a alma passa por grandes sofrimentos. Especialmente quando, por seus costumes e condições, o demônio percebe ter ela capacidade para adiantar-se muito no serviço de Deus. Convocará todo o inferno para obrigá-la a sair do castelo.” Claro, estamos aqui fazendo uma analogia da vida de oração com a Escravidão, e tomando como objeto de observação as correntes. Mas, um escravo que reza e vive a sua consagração, ele sempre avança no serviço do Senhor, e assim é um perigo pros planos infernais. E, como vai dizer Santa Teresa, o demônio convocará todo o inferno para tirá-la do castelo (vida interior). Entendamos também aqui, que o demônio a quererá tirar do caminho de Deus, e principalmente da vivencia total da consagração a Virgem Maria. Vale lembrar que satanás não brinca em serviço. E você deve saber que um dos piores lugar no inferno são reservados para aqueles que outrora se consagrando totalmente a Virgem Maria, apostataram e não viveram a consagração. Você acha que satanás vai pegar leve com um escravo de Maria que é condenado a passar a eternidade em sua horrorosa companhia?
            E como o demônio age na vida da pessoa para ela não viver a consagração? No simples: tirando as correntes. Como já dito, pode ler o que São Luis disse e outros pontos do tratado que ele expõe os motivos de usar as correntes. Mas as pessoas com um espírito de falsa humildade, colocados especialmente pelo demônio, fazem as pessoas quererem ser virtuosas ao ponto de não usar a corrente para ser humilde, para não se expor muito e não querer ser mais que os outros. Mas, isso é artifício maligno, como a própria Santa Teresa de Ávila vai dizer na mesma obra referida aqui, que Deus a livre de pensamentos como (dentre os que ela cita) “vão me achar melhor que os outros, porque não sigo o caminho de todos”. E então, Santa Teresa diz “Valha-me Deus filhas! Quantas almas terá o demônio arruinado por este meio! Torcendo o conhecimento próprio, tudo parece humildade.” Como vêem, não usar a corrente não é humildade, mas sim fuga, desejo da carne, e repulsa de mostrar ao mundo que tem um Senhor (Jesus Cristo), um Pai (Deus), um santificador (Espírito Santo) e uma Mãe e Senhora (Virgem Maria). Para mim quem não usa a corrente são pessoas que ou fizeram a consagração por moda, e tem receio de usar as correntes; ou pessoas que não são convictas da consagração e assim viver segundo a sua própria consciência e não segundo o que nos ensina esta boa Mãe.
            E ainda é de grande valia lembrar que se a pessoa não consegue ser fiel no simples ato de usar uma corrente, como conseguirá ser fiel no ato de rezar o Rosário (ou terço), Coroinha de Nossa Senhora, Magnificat e as obrigações evangélicas, sobretudo assumir sua vocação? “Aquele que é fiel nas coisas pequenas será também fiel nas coisas grandes. E quem é injusto nas coisas pequenas o será também grandes.” (Lucas 16,10)
         Às vezes, confesso, é estranho estar em certos ambientes com uma corrente. Mas e se fosse uma corrente (pulseira) de ouro reluzente? Viu, o problema é onde está teu coração. Se as pessoas falarão mal de ti, ou te acharão mais santos que elas e outros, soberbo, etc., não te importe com isso, pois caso se importe com isso, é porque você peca pelo pecado do respeito humano. E este pecado, segundo as aparições de Nossa Senhora, é um dos que mais tem levado as pessoas para o inferno.
            E outra coisa muito importante. Nunca devemos perder oportunidades de se evangelizar. E o uso da corrente evangeliza. Quantas vezes pessoas não vieram a mim e perguntaram o porquê da corrente. E aí, falei que se tratava da Consagração a Nossa Senhora, indiquei-lhes o tratado e etc. Como também em outros casos, pessoas que já sabiam sobre a consagração, perguntavam se era corrente de Nossa Senhora, e viam tirar dúvidas quanto a Consagração. Se eu tivesse ocultado a corrente dizendo apenas que “o meu sinal está no coração”, seria menos pessoas a ser escravas (ou pelo menos saber da Santa Escravidão de Amor).
            Então, se te envergonhas de mostrar ao mundo que és todo de Jesus pelas mãos de Maria, Cristo terá vergonha de ti diante dos anjos no teu julgamento. Seja fiel! Seja Apóstolo de Maria! Seja verdadeiramente escravo da Senzala da Imaculada, e não escravo do quilombo do diabo.
            Salve Maria Imaculada!

 

95 comentários:

  1. Por favor gostaria de saber qual melhor corrente a usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Salve Maria!
      Irmã, assim, não existe necessariamente a melhor corrente a se usar. O que está no Tratado é que deve ser uma corrente. Uns usam correntes maiores, mais grossas. Outros, preferem usar correntes mais finas. O importante é nunca deixar de usar. Claro, que devemos evitar as modas (por assim dizer).

      Está próxima a se consagrar ou já é consagrada? *.*
      Salve Maria!

      Excluir
  2. Ola.. td beem.. quando comecar a usar a corrente, quais sao as minhas responsabilidades diante de Nossa Senhora//..

    ResponderExcluir
  3. Quero me consagrar, estou lendo o tratado da verdadeira devoção a Santissima Virgem, conversando com um Pe. ele disse que usa se a pulseira, corrente ou anel.
    Gostaria de saber de vc se posso comprar um anel de ouro e gravar "Totus Tuus, o Maria". Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Salve Maria!
      Sim, vc pode comprar um anel e gravar Totus Tuus. Porém, é sempre bom ressaltar que o sinal principal desta devoção é a corrente. Claro, o anel tbm pode ter seu significado, como a aliança que se está fazendo com Deus. Mas entre um e outro, é sempre bom escolher a corrente.

      Que Deus te abençoe e te auxilie na consagração.
      Salve Maria!

      Excluir
    2. Bem, não pode ser de nenhum metal valioso, como ex: ouro, prata, platina, mas pode ser de aço inox. ferro...

      Excluir
  4. Oláá, a paz de Cristo! Existe algum critério para escolher o local onde se usar a corrente, ou é só uma escolha pessoal mesmo?
    Quando me consagrei, eu usava na cintura porque era escondido e eu tinha medo de usar em outro local q me causasse algum tipo de orgulho, entende? Mas aí quando as pessoas me abraçavam e sentiam a corrente, elas me perguntavam na maior altura "QUE É ISSO???" e isso me incomodava demaaais porque mal ouviam a minha explicação e já faziam gracinhas ou me chamavam de alguma coisa desagradável.
    Agora estou me preparando pra renovar minha consagração dia 11 de fevereiro e quero voltar a usar a corrente mas me sinto muito insegura.
    Pode me dar uma direção?
    Obrigada ^^

    Daniela/ES

    ResponderExcluir
  5. Ah.. me desculpe, eu comentei sem antes ler seu texto por inteiro.
    Considere apenas a primeira pergunta sobre a escolha do local onde usar a corrente pq sobre o resto já estou bem esclarecida.
    Que Deus te abençoe!

    Daniela/ES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, não existe necessariamente um critério para o local. Como vc disse, na cintura te deu um certo contrangimento. Mas, no próprio Tratado, São Luis fala de significados em outras partes, como por exemplo, usar a corrente na mão, para ao fazer trabalhos manuais se lemmbrar que é escravo. O Espírito Santo te inspirará aonde deve usar. Mas, é bom usar na mão mesmo, pq além de lembrar que é escravo, serve de sinal para as pessoas do mundo, e é uma forma de propagar a Santa Escravidão.
      Espero ter ajudado. Pax.
      Salve Maria!

      Excluir
  6. Quais os siginificados?
    Qual é o significado da mão?
    Qual é o significado do pé?
    Qual é o significado do pescoço?
    Qual é o significado da cintura?

    queria saber!

    ResponderExcluir
  7. Salve Maria! Gostaria de saber se depois que eu me torno escravo,posso casar?Deus abençõe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria!
      Pode se casar sim. Salve Maria! ^^

      Excluir
    2. Otimo post !
      deveria ser indicado a todos os consagrados
      ainda naun sou consagrado mais serei apartir de 13 de maio (até isso ela me concedeu)

      Excluir
  8. Comecei no caminho agora , Tenho tido varios sinais , decidi que vou aceitar o meu chamado , queria alguns conselhos , sobre as roupas que deve usar , como deve me comportar ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Salve Maria!
      Que bom que vai aceitar o chamado de Deus =]
      Então, pra viver a modéstia no vestir o que eu posso aconselhar é o uso de saias e vestidos longos, se comportar com sobriedade... Sempre ao vestir uma roupa se perguntar se a Virgem Maria também usaria essa roupa...
      bom, qualquer coisa entre em contato..
      Salve Maria Imaculada!

      Excluir
  9. Se a gente chegar a perder a corrente, ela solte sem a gente ver, o que devemos fazer??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria!
      Bom, acho que arrumar outra corrente e levar à um padre para abençoar e usar. Tenho um amigo que sabe-se lá o pq, sempre vivia sumindo.

      Excluir
  10. como adquirir essa corrente ? onde a procuro ?

    ResponderExcluir
  11. Eu queria saber se aos escravos de Nossa Senhora é permitido rezar pelas almas do purgatório, ou alguma outra intenção, ou se devemos rezar apenas nas intenções de Maria. Também queria saber onde a gente encontra essa corrente. E também se é obrigatória a oração da coroinha de Nossa Senhora todos os dias, ou se basta o terço. E aquela fase da preparação do auto conhecimento é muito complicada, eu não sei como é que faz isso. E também sobre o modo de praticar a devoção na comunhão, pondo Jesus em Maria, isso significa que Jesus fica em Maria e não fica na gente??? Ai, quanta dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria!
      Perdão pela demora em responder.
      Sim, é permitido rezar pelas almas do purgatório sim. Mas os méritos das nossas orações e mortificações é de Nossa Senhora. Isso não quer dizer que eu não deva rezar na intenção do outro, mas me dá confiança de rezar com mais fé, sabendo que a oração chegará a Deus por meio de Nossa Senhora. Deixamos tudo na mão dEla, se Ela quiser conceder...
      Essa corrente pode ser qualquer corrente, comum mesmo.
      é indicado rezar pelo menos o Terço diariamente, e também a Coroinha e o Magnificat.
      Nas semanas de preparação basta rezar as orações propostas e meditar nisso.
      Digamos que é amar Jesus como ama Nossa Senhora. Claro, Ela amou e ama Jesus de uma forma muito maior e mais perfeita. Mas é comungar com amor, buscar ter zelo, amor, adorar como Ela adoraria caso estivesse na terra ainda comungando. As vezes quando eu comungo eu peço pra Nossa Senhora, lá do Céu mesmo, dar uma ação de graças por aquela comunhão que fiz, pois assim Jesus será louvado de maneira mais perfeita, para que ela complete naquilo que não sei agradecer, adorar, etc. Acho que é isso, rs espero ter ajudado. Qualquer coisa entre em contato que buscaremos te ajudar no que for possível. Consagra-Te! =]

      Excluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Olá!!! Queria saber se podemos utilizar como cadeia de consagração um objeto que já trazemos conosco, uso um escapulário e não o tiro para nada, posso usá-lo como cadeia da minha primeira consagração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria!
      Poder até pode, porque é um sinal mariano, entretanto o sinal específico desta consagração é uma corrente (correntinha fina ou grossa, não importa). Até porque faz nos recordarmos que somos escravos por amor de Nossa Senhora, e serve também para propagar esta devoção específica para outras pessoas. Vc pode usar uma corrente e o escapulário caso queira ^^
      Salve Maria Imaculada!

      Excluir
    2. Muito obrigada pela ajuda!!!Que Nossa Mãe Maria Santíssima o abençoe sempre!!!
      Salve Maria Imaculada!

      Excluir
  14. Oi, eu já sou consagrado e uso a medalha milagrosa no pescoço, mais como ela fica por baixo da camisa vejo que não é o suficiente. Como devo usar a corrente? Pensei em comprar uma pulseira? Deve ter um cadeado nela? Tem algum lugar que venda a corrente apropriada? Desde já obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria!
      Você pode usar a corrente da forma que achar apropriada: no pé, no pulso, etc. Não necessita de cadeado, e pode ser qualquer corrente, grande ou pequena, vc que escolhe. Alguns usam correntinhas prateadas, acho que de aço; outros usam correntes de ferro mesmo.
      Espero ter ajudado ^^
      Salve Maria!

      Excluir
  15. ola pessoa logo logo irei me consagrar a a jesus por maria e gostaria de colocar a minha cadeia na cintura pos quero dar minha castidade a ela !! mas na sei como colocar nao se se poe usar o cadeado ou nao ou como deve ser a corrente e tudo mais !!

    muito obrigado///

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria!
      O cadeado é facultativo, se quiser usar usa, senão pode usar somente a corrente mesmo.

      Excluir
  16. Boa tarde! Estou fazendo a consagração total, neste momento, para me consagrar no dia 8 de dezembro. A minha dúvida é: pode ser uma pulseira comum ou precisa ser corrente? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Letícia, São Luis mostra que dentro das práticas exteriores o uso das cadeiazinhas não é essencial e você pode viver a Consagração Total pelo método proposto sem o uso delas apenas usando, por exemplo, um escapulário. Veja o que São Luis diz:

      "A Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem tem igualmente várias práticas exteriores, sendo as principais:
      [...]
      5ª. Trazer as suas insígnias como o Santo Rosário, o Terço, o escapulário, a medalha milagrosa ou a cadeiazinha;" (TVDSV - nº116)

      "Como o essencial desta Devoção consiste no interior, que ela deve formar, não será igualmente compreendida por todos. Uns ficarão no que é exterior e não passarão além; e estes serão a maioria." (TVDSV - nº 119)

      O mais importante é sempre ter em mente o seguinte: “Toda a glória da Filha do Rei lhe vem do interior” (Sl 44, 14). São Luis nos ensina que os devotos exteriores causam tanto estrago às almas que ele elenca-os nas 7 falsas devoções.

      "O demônio, como falso moedeiro e enganador fino e experimentado, já enganou e levou à condenação tantas almas, por meio duma falsa devoção a Nossa Senhora, que todos os dias se serve da sua experiência diabólica para perder muitas outras. Deleita-as e adormece-as no pecado sob pretexto de algumas orações mal rezadas e dumas quantas práticas exteriores que lhes inspira." (TVDSV - nº 90)

      Com isso não devemos, porém, sermos negligentes com os sinais exteriores que a Verdadeira Devoção trás, como São Luis mesmo indica:

      "Os eleitos amam ternamente e honram de verdade a Santíssima Virgem, como sua boa Mãe e Senhora. Amam-na não só com os lábios, mas em verdade; honram-na não só exteriormente, mas no fundo do coração." (TVDSV - nº 197)

      "Embora o essencial desta Devoção consista no interior, não deixa de compreender várias práticas exteriores, que não se devem negligenciar. “É preciso fazer estas coisas, mas sem omitir aquelas” (Mt 23, 23). A razão disto esclarece-se, quer porque as práticas exteriores bem feitas ajudam as interiores, quer porque lembram ao homem, que sempre se guia pelos sentidos, o que está fazendo ou o que deve fazer.Também
      podem edificar os que as vêem, o que não sucede com as puramente interiores. Portanto, que nenhum mundano critique, nem aqui meta o nariz, para dizer que a Verdadeira Devoção reside no coração, que é preciso evitar as exterioridades, que pode haver nisso vaidade, que é preciso ocultar a devoção, etc. Respondo-lhes com o meu Mestre: “Que os homens vejam as vossas obras boas, e glorifiquem o vosso Pai que
      está nos céus” (Mt 5, 16)." (TVDSV - nº 226)

      Senso assim, a forma física, a liga metálica, as dimensões dos elos ou qual membro do corpo usá-las, é para lembrá-la e lembrar aos outros da Verdadeira Devoção, mas qual seria o sentido usar as cadeiazinhas quem continua usando pílulas anticoncepcionais ou mecanismos constraceptivos? Ou insiste em relações sexuais pré-nupciais? Ou continua sustentando mentiras? Pagando mal seus funcionários ou desviando o olhar dos moradores de rua para que não lhes venha amolar? Usar a cadeinha acaso agradaria Nossa Senhora mais que deixar todas as práticas de pecado? Certamente que não. Por isso use a cadeiazinha com a consciência tranquila diante de Deus, sabendo que busca sinceramente ser santa, meditar e imitar as virtudes de Maria Santíssima, combater os desejos desregrados e evitar ocasioes de pecado. Numa palavra, lembre-se das 3 promessas batismais:

      "É por isso que a perfeita consagração a Jesus Cristo não é mais que uma perfeita e inteira consagração da alma à Santíssima Virgem. E nisto consiste a Devoção que ensino ou, por outras palavras, consiste numa perfeita renovação dos votos e promessas do Santo Batismo." (TVDSV - nº 120)

      Excluir
    2. Salve Maria Imaculada!
      Bom, levando em consideração o sentido e o costume desta devoção, seria interessante que fosse uma corrente, mesmo que pequena. Existem vários modelos que você pode escolher usar. Alguns usam de ferro, outros de aço, outros de prata... enfim...
      Que Nossa Senhora te guie em seus caminhos.
      Salve Maria!

      Excluir
  17. Como responder a alguém que eu sou livre, que Deus me libertou. Mas vivo com uma corrente nos pulsos e digo que sou escrava de Maria.
    Como faço a pessoa que não é da igreja entender que sou livre, que Deus me fez livre, mas sou acorrentada de Nossa Senhora.
    A pessoa não vai entender nada.
    Se o meu intuito é evangelizar tbm, o que digo????

    ResponderExcluir
  18. Salve Maria!
    Se você conhecer esta devoção irá ver que ser escravo de Nossa Senhora é a verdadeira liberdade.
    Isso tudo que você escreveu são escrúpulos, que aliás plantados pelo demônio para afastar as pessoas de Jesus e de Maria.

    Vejamos, o próprio uso da corrente, que não é obrigatório em si mas tem sua importância, importância esta que está justamente em evangelizar. Como? Simples, ela é um sinal desta devoção. E justamente quem não é da Igreja vai ter curiosidade, vai perguntar, e daí você anuncia esta devoção anunciando a Pessoa de Cristo e da Virgem Santíssima. Isso são coisas vividas, e não meramente faladas... É um fato!

    Uma pergunta: Você já leu o Tratado da verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria? (Lembrando que foi escrito por São Luís Maria Grignion de Montfort, e por este método eram escravos de Nossa Senhora o Beato João Paulo II, São Pio X, Santa Teresinha do Menino Jesus, São João Bosco, São Domingos Sávio, etc.)
    Salve Maria Imaculada! Viva Cristo Rei!

    ResponderExcluir
  19. Paz de cristo :)
    Bom, quanto ao uso da cadeiazinha (no pulso) se faz necessário o uso em um pulso especifico?

    Fique com Deus e a Santíssima Virgem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz de Cristo e o Amor de Maria.

      Então, pode ser em qualquer um dos pulsos. Você escolhe, é de fato bem pessoal.. =]

      Ajude a divulgar o blog, reze por nós.
      Salve Maria Imaculada!

      Excluir
    2. Muitíssimo obrigada pela ajuda!
      Reze por mim também para que eu consiga com a ajuda de Nossa Mãe Santíssima completar minha consagração ! Estarei sim rezando por todos... Ajudarei no que for possível na divulgação do Blog , todos devem conhecer !
      Paz da Virgem Maria Santíssima !

      Excluir
  20. Boa tarde,
    Tenho uns sobrinhos que se consagraram, só que a mãe deles é uma pessoa muito difícil, rancorosa, má, fofoqueira, mentirosa e já brigou com quase toda família e o pior ninguém gosta dela e nem a convida para nada em família, então eu pergunto, como pode os meus sobrinhos não ajudarem a mãe a ser uma pessoa melhor? Eles vivem na Igreja, todos os dias praticamente, inclusive um foi para o convento, voltou e irá novamente. Eles também não tem contato com o resto da família, por que não gosta de fulano e de sicrano e nem sequer procuram unir a família, estou tentando entender, por que eles vivem pregando as palavras de Deus e mudaram até o jeito de se vestir, mais não praticam a caridade dentro da própria família, Nossa Senhora aprova esse comportamento? e como eles conseguiram se consagrar tendo essa atitudes? Quero esclarecer que sou católica, mais não praticante, mais tenho muita fé em Deus, ELE pra mim é tudo. Inclusive quem tentava unir a família, era eu, só que essa minha cunhada começou a fazer muitas intrigas e acabou que ninguém se encontra mais, estão todos distantes uns dos outros por causa dessa pessoa. Os meus sobrinhos moram com a mãe e não conseguem ver como ela é, ou não querem ver. O principal é que como eles foram consagrados, sendo que mantém o coração duro de sentimentos para com o resto da família? O pior adoram ficar pregando as palavras de Deus e criticando as pessoas que estão longe da Igreja e o jeito de se vestir, como pode? sendo que eles não são exemplos a seguir com essas atitudes e como o Padre não vê isso? Não estou criticando nada em relação a Igreja, tenho respeito pela Igreja, só quero entender isso que estou vivenciando.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria Imaculada!
      Bom, não é porque a pessoa se consagrou à Nossa Senhora e passou a viver a fé Católica de maneira fervorosa, que o resto da família tem que se converter necessariamente. Normalmente quando uma pessoa se decide por Deus, aí é que a família é do contra. Em muitos lugares é assim. Talvez você entenda melhor a situação deles, ou melhor, a situação de eles viverem a fé enquanto aparentemente eles não fazem nada, ouvindo essa pregação do Moisés Rocha: http://www.youtube.com/watch?v=gHwkUghvPs4

      Bom, no mais, cuidado com o julgamento. Afinal você diz ser católica não praticante. E eu não conheço essa religião. Conheço CATÓLICOS, e não católicos.
      Perdoe-me a sinceridade. Mas você precisa voltar pra Igreja. A sua sede será saciada na Igreja. Se você gosta ou não dos seus sobrinhos, eles te magoaram (por falar a verdade ou não), por alguém ter te ferido, minha irmã, vá logo se confessar e comungar o Corpo de Cristo. Você tem que ser católica e praticar a sua fé por causa de Jesus e não por causa dos homens. "Ah mas a atitude de fulano..." Conta outra! Se formos olhar assim, o que fazer? Olha Judas Iscariotes traindo o Senhor... Mas eu sou Católico por causa de Jesus, e não por causa de Judas. Pedro traiu, mas devo ser católico por causa de Jesus e não por causa de Pedro. Talvez você seja Pedro, negando o Senhor... Mas assim como Pedro recebeu o perdão e se tornou Papa morrendo pelo Senhor, espero que você antes de querer fidelidade dos outros, seja você a mulher de Deus que se consumirá no altar do Senhor por Jesus e por Maria Santíssima. Ânimo! Creia! Seja santa! "Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo" (Lev 19,2).

      Ps: Leia o Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem da qual fala este post. E se consagre à Nossa Senhora.
      Salve Maria Imaculada!

      Excluir
    2. Bom dia, infelizmente você não entendeu o meu questionamento, não entendeu o que relatei e não soube responder. EU SOU CATÓLICA, independente do seu jeito de pensar, afinal, o que tem valor para mim é DEUS e eu sei que ele me AMA, como AMA você, independente o jeito de ser da pessoa. De qualquer forma, obrigada pela atenção.

      Excluir
  21. Respostas
    1. Gabriel, procure outros sacerdotes. Tenho certeza que você encontrará um anjo que lhe auxiliará!

      Excluir
  22. Bom dia, gostaria de Saber onde melhor ficaria a corrente, no pulso ou no tornozelo, e o cadeado, ele seria normal mesmo daqueles que tem chave ou a corrente ela mesmo deve se fechar só? irei começar agora minha caminhada para consagração

    ResponderExcluir
  23. Salve Maria! Irmão gostei muito de saber mais sobre a Total Consagração. Quero recordar o significado do uso das cadeias nas Mãos, pés e cintura, visto que a Total Consagração chegou em nossa paróquia e existem muitas duvidas do povo, logo como consagrado seria de grande utilidade o esclarecimento dessas duvidas. Fico no aguardo e... Salve Maria!!!

    ResponderExcluir
  24. Obrigada! Muito obrigada pelo artigo!!!
    Estou sentindo há algum tempo, um chamado para conhecer mais a Virgem Maria, para melhor servir a Cristo!
    Então comecei a pesquisar sobre o uso do véu nas Santas Missas e orações pessoais, nessas pesquisas, comecei a ler sobre a Consagração Total a Nossa Senhora. Esse post me esclareceu muitas coisas. Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  25. Salve Maria...
    Amo Maria e tenho ela como minha verdadeira mãe,rezo o terço e penso nela constantemente,é um amor muito grande. Mas mesmo convertida a mais de dois anos e andando no caminho do Senhor, mas sentia que algo me faltava, foi quando pelo Padre Paulo Ricardo eu tive o conhecimento do livro Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria, estou terminando de ler e me preparando p/ consagração, isso era tudo que me faltava mas não tinha o conhecimento. Nossa estou me sentindo abençoada!!! Obrigada minha Mãe Rainha...
    Minha duvida é a seguinte preciso ser consagrada durante a missa ou o Padre pode me consagrar durante a minha confissão? A paz de Jesus...
    Minha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria Imaculada, nossa Co-Redentora e Mãe!
      Bendito seja Deus por meio da Imaculada por teres conhecido o Tratado e desejar se entregar totalmente à Nossa Senhora!
      Bom, quanto a sua dúvida, o ideal seria se consagrar na Missa após a Comunhão como São Luís fala. Ou mesmo em outro momento que o padre ache oportuno, como após a Homilia, por exemplo. Mas se não for possível se consagrar de forma solene na Missa, pode se consagrar de outra forma.
      Espero ter ajudado.
      Salve Maria Imaculada, nossa Co-Redentora e Mãe!

      Excluir
  26. Prezado, excelente texto!
    Nesta noite mesmo, em sonho, foi-me apontada a minha corrente, que carrego no pulso esquerdo, por um senhor alto e forte que me indagava o por quê de usá-la. Dizia o seguinte:
    -E esta corrente aí? Para que serve? Não és, portanto, Escrava da Virgem Maria??
    Por que o desespero?

    Nossa, acordei pensativa. Como tenho vivido minha vida de consagrada??Estou no período de renovar e nem sequer comecei a ler o livro novamente. Que vergonha!

    Eis que uma escrava jamais deve se desesperar. Não sou eu, portanto, pertencente a uma Grande Senhora? Que minha vida seja realmente vivida conforme exige uma vida CONSAGRADA.

    Maria Sempre!

    ResponderExcluir
  27. Estou com o mesmo "PROBLEMA" que o Gabriel, muitos padres da minha regiao acha q nao eh necessario, outros nem conhece o tratado e perguntam pra q abençoar uma "corrente", e a questao de assinarem entao a formula mais dificil ainda, mas esta tudo nas mao de Maria, e Ela cuida dos detalhes, agora a duvida: se no dia da minha consagraçao (pretendida pra dia 8 proximo) nao conseguir um padre pra me abençoar, essa bençao dps pode ser feita em outra data e tem q ser uma data mariana e fazer as oraçoes novamente desde o inicio? e o caso da assinatura da formula é tbm obrigatorio?

    Salve Maria Imaculada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria Imaculada!
      Caso o padre não queira assinar a fórmula, não há problema. Para se consagrar basta seguir aquilo que S. Luís ensina no Tratado. No caso você após fazer toda a preparação, se confessar, vc vai participar da Santa Misa e Comungar, e após a comunhão, sozinha mesmo se for o caso, diante de uma imagem da Santíssima Virgem você fará recitará o ato de consagração. Se o padre não abençoar a corrente, peça pra outro. Se for o caso de não tiver como pedir pra outro padre, apresente a corrente durante algum programa católico na TV ou rádio em que um sacerdote abençoa os objetos.

      Excluir
  28. gostaria de saber onde encontrar as cadeiaszinhas pois estou próximo da min ha consagração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria Imaculada!
      Bom, como a corrente é uma corrente comum, vc pode encontrar em lojas de ferragens, construção, etc. Ou comprar alguma corrente de aço inox em algum lugar que venda bijuteria ou algo do tipo.
      Lembrando que tem que levar a um padre para abençoar.

      Excluir
  29. Irmãos posso trocar o tipo de cadeia que uso no caso minha cadeia é uma pulseira fina quero trocar por uma grossa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria Imaculada, nossa Co-Redentora e Mãe!
      Sim, mas lembre-se de pedir para um sacerdote abençoar.

      Excluir
  30. Bom dia.
    Quero iniciar as três semanas de preparo para me consagra escravo de Jesus por meio de Maria, e eu quero saber se é necessário eu conversar com o padre sobre o mesmo, ou posso iniciar sem fala com o padre e participar da missa normalmente, é me consagrar em casa ? E também para me consagrar pode ser qualquer dia 8 ou tem que ser no dia e mês de Nossa Senhora.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria Imaculada, nossa Co-Redentora e Mãe!
      Irmão, você pode sim fazer a consagração sem falar com o padre. Seria bom ter um padre que conhecesse e acompanhasse, mas não é obrigado. Basta seguir o que São Luís ensina no Tratado: fazer os dias de preparação, fazer uma confissão (de preferência geral), ir a Missa no dia da consagração e comungar. Aí no momento de ação de graças (ou mesmo ao fim da Missa) você recita o ato de consagração que São Luís escreveu.
      Depois, caso vá usar as correntes, basta pedir para o padre abençoar.

      Sobre o dia da consagração, recomenda-se que seja num dia mariano, independentemente do dia. Mas sabemos que todos os dias é celebrado uma festa de Nossa Senhora. Portanto, seja livre para se consagrar no dia em que lhe for melhor. Ou melhor, que Nossa Senhora te inspire a data que Ela quer que você se consagre.

      Se fiquei sem explicar alguma coisa, basta comentar. Qualquer coisa só falar.
      Deus abençoe por Maria.
      Salve Maria Imaculada, nossa Co-Redentora e Mãe! Viva Cristo Rei! Pax!

      Excluir
  31. Sou casado apenas no civil, porém de primeiro casamento. Eu posso me consagrar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria Imaculada, nossa Co-Redentora e Mãe!
      Bom, irmão, veja bem, segundo São Luís Maria Grignion de Montfort nos ensina no Tratado, a forma que devemos nos consagrar é após a Comunhão (ordinariamente). Recita-se a consagração após a comunhão. Na consagração nós renovamos de forma solene os votos do batismo, por Maria, e renunciamos ao pecado, a satanás e suas pompas. No caso, vc sendo caso apenas no civil, estaria em pecado. E de certa forma a sua renúncia não seria verdadeira. Indicaria que buscasse receber o sacramento do matrimônio. Pois a consagração é para nos auxiliar a sair do pecado. Se vc faz a consagração sem a intenção de mudar de vida, que valor tem?
      Indicaria que buscasse no Youtube alguns videos do Padre Rodrigo Maria, onde o mesmo explica sobre este mesmo assunto. Inclusive, se não estou enganado, é neste aqui que ele cita algo parecido com sua dúvida: https://www.youtube.com/watch?v=hAJ-yEIGbZw

      Que Deus abençoe ricamente, você e sua família, pelo Imaculado Coração de Maria!
      Pax!

      Excluir
    2. Salve Maria!
      A paz e a alegria de Jesus!
      Qual o deve ser o materia do cadeado e como consigo o mesmo???'

      Excluir
    3. Salve Maria!
      A paz e a alegria de Jesus!
      Qual o deve ser o materia do cadeado e como consigo o mesmo???'

      Excluir
    4. Salve Maria Imaculada, nossa Co-Redentora e Mãe!
      André Veras, Paz e alegria de Jesus!
      Nem todo mundo usa o cadeado. É opcional. Usando-o, é um cadeado comum. De aço mesmo. Só usar e abençoar com a corrente.

      Excluir
  32. Gostaria de saber que a corrente de consagração (pulseira), precisa está acompanhada com uma imagem de devoção ou somente a corrente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria Imaculada, nossa Co-Redentora e Mãe!
      Isso é facultativo. Vc escolhe se quer usar ou não. Sugiro que use uma medalhinha milagrosa de Nossa Senhora das Graças. Mas vc decide usar ou não.
      Pax!

      Excluir
  33. sou consagrado, mas o padre da minha paróquia disse que é errado se consagrar, queria saber o porque que ele acha errado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria Imaculada, nossa Co-Redentora e Mãe!
      Eu não sei o porque dele achar errado. Porém deve desconhecer o método e as aprovações da Santa Igreja. Sugiro que possas assistir esse video onde responde mais ou menos a sua pergunta citando documentos da Igreja disponíveis no site do Vaticano em que se recomenda esta devoção: https://www.youtube.com/watch?v=UjECmspduC4
      Pax!

      Excluir
  34. Como fazer para ser com escravo da Virgem Maria ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, irmã. Salve Maria Imaculada, nossa Co-Redentora e Mãe!
      Então, para se consagrar inteiramente à Nossa Senhora como escravo por amor, você deve ler o Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem para conhecer a devoção. Então você tendo escolhido a data de consagração, fará 33 dias de preparação fazendo as orações que S. Luis indica no próprio Tratado. Recomenda-se que se faça uma confissão geral antes de se consagrar (um dia antes ou quando puder).
      Então na Missa após a comunhão você recitará de viva voz a fórmula de consagração escrita por S. Luís.
      Caso tenha alguma dúvida, adicione-me no facebook.
      No meu canal no Youtube está tendo formações semanais sobre o Tratado. As formações estão salvas no canal. Portanto, já tem 7 aulas sobre o Tratado e uma tirando dúvidas. Basta acessar o canal. Pode ir direto neste link da Playlist: https://www.youtube.com/playlist?list=PLTaQ61aw8RLRQH7CyvKlK3xl3eVRQKBS_

      Pax!

      Excluir
  35. Salve Maria.
    Paz e bem irmão.
    Eu estou próximo da minha consagração e tenho duas dúvidas.
    1- Comprei uma corrente veio muito grande, então pensei oque seria mais aconselhável, dividir e por nos dois pulsos, dar duas voltas no mesmo pulso, ou parti e usar em apenas um pulso mesmo.
    2-Vi uma consagração na internet onde a folha com a formula era muito bonita, queria saber se é permitido imprimir com imagens religiosas nas bordas. Ou isso seria apenas vaidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria Imaculada, nossa Co-Redentora e Mãe!
      1 - É facultativo. Conforme desejar. Aconselharia, no entanto, a não dar duas voltas pq poderia causar escândalo desnecessário (ainda mais dependendo da corrente rs)
      2 - Tanto faz. Como desejar.

      Excluir
  36. No último dia da preparação é recomendável que ofereçamos algo,
    como deve oferecer e o que devo oferecer??
    Salve Maria Imaculada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria Imaculada, nossa Co-Redentora e Mãe!
      É conforme seu coração mandar. Pode ser um jejum, uma esmola. O que seu coração pedir. As vezes até - aqui digo eu - um perdão, tratar bem aqueles da qual vc tem dificuldade. Enfim...

      Excluir
  37. Boa tarde, Salve Maria, sou consagrada a Nossa Senhora e tenho duvidas quanto as orações que devemos fazer No tratado fala da importância de sempre reportamos primeiramente a Maria em todos pedidos e situações: posso fazer pedidos pessoais ou somente pelas intenções de Nossa Senhora? Posso fazer novenas como por exemplo das Mãos Ensanguentadas de Jesus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria Imaculada, nossa Co-Redentora e Mãe!
      Nós, como consagrados a Virgem Santíssima, conforme S. Luis recomenda no Cap. 8, devemos rezar diariamente o Santo Terço, a Coroinha de Nossa Senhora e o Magnificat.
      Quanto sua outra dúvida, não só pode, mas como deve rezar pelas outras pessoas. A diferença é que, como S. Luis ensina, os méritos dessas orações são da Santíssima Virgem. Pode rezar suas novenas a vontade. Aproveito e peço que rezes por mim.
      Paz!

      Excluir
  38. O padre Paulo Ricardo afirmou numa pregação na Canção Nova que o uso das correntes é facultativo. Não encontrei no Tratado nenhuma parte que diz que é obrigatório. Eu sou consagrada e uso o ESCAPULARIO. Estou errada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tratado recomenda o seu uso,
      Apenas recomenda, não é obrigatório.

      Excluir
  39. Salve Maria! não sou consagrado, posso pedir ao padre que abençoe minha corrente e usa-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria Imaculada, nossa Co-Redentora e Mãe!
      Não sei se ainda não é consagrado, mas em relação a pergunta... Poder, vc pode. Mas o problema é: qual o sentido de usar a corrente, uma vez que ela é um sinal exterior de uma consagração da qual vc nao a fez (embora acredito que pretenda). Entende mais ou menos o que quero dizer?

      Excluir
  40. Olá, estou pensando em me consagrar porém não entendi muito bem a fórmula usada no dia da consagração. Eu devo escrever exatamente o que na formula a próprio punho que precisa da minha assinatura e da de uma testemunha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria Imaculada, nossa Co-Redentora e Mãe!
      Sim, vc escreve a fórmula conforme está no Tratado. Depois assina. Não precisa de testemunhas.

      Excluir
  41. gostaria de saber se depois da Consagração eu Fado o que, eu rezo ? tô com muita dúvida Nisso????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria Imaculada, nossa Co-Redentora e Mãe!
      Conforme o Cap. 8 do Tratado, as orações que temos que buscar fazer diariamente são: Santo Terço, Coroinha de Nossa Senhora e o Magnificat.

      Excluir
  42. paz e bem!
    Salve Maria!
    Eu sou consagrado, e uso a cadena na mão direita, tenho vontade de usar na cintura, quero saber se posso usar nos dois lugares.
    obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria Imaculada, nossa Co-Redentora e Mãe!
      Paz e Bem!
      Sim, pode. Mas com prudência.
      Qualquer coisa me envia um email que tento explicar: catolicoargrade@hotmail.com

      Excluir
  43. Olá, A paz de Jesus e o Amor de Maria !
    Sou consagrada e uso minha corrente na mão esquerda, corrente de aço, e no mesmo dia que me consagrei uma pessoa estava se consagrando e colocou uma corrente de ouro na mão direita. Queria saber se tem alguma diferença usar na mão direita ou na esquerda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria Imaculada, nossa Co-Redentora e Mãe!
      Não, não há.
      Usar na mão esquerda, direita; no pé, enfim, é decisão pessoal. =]

      Excluir
  44. Onde encontro essa corrente? Em lojas católicas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria Imaculada, nossa Co-Redentora e Mãe!
      Nem todas. Algumas vendem.
      Onde vc mora?
      É mais fácil perguntar a algum escravo de onde vc mora.

      Excluir
  45. Salve Maria.
    Antes de usar a corrente, é conveniente fazer uma preparação séria e.... Consagrar se.
    Esta é a indicação que vem no tratado.

    ResponderExcluir
  46. Olá, Salve Maria.
    Onde trabalho não é permitido o uso de nenhum objeto (correntes, aneis, brincos, pulseiras etc) por causa do detector de metais que passamos todos os dias quando chegamos e saimos. Como faço nesse caso??? Uso a corrente e tiro quando chegar no trabalho??? Pois toda vez que tiro meu escapulario e o terço que uso sinto meu coração triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria!
      Sim, se no trabalho há essa restrição, deve tirar e após o expediente coloca novamente. Mas sempre durante o trabalho lembre-se da Virgem e reze umas jaculatórias e Ave Marias. Não estará ofendendo por ter que tirar por causa do trabalho.

      Excluir
  47. Qual significado da cadeia de dedo? Eh o mesmo?

    ResponderExcluir
  48. não entendem. Uma freira disse pra minha filha, que também é consagrada, que a consagração está no coração. Muitos acham extravagante e desnecessário. Dizem que o que que vale é a verdadeira conversão.

    ResponderExcluir
  49. Oi anderson é eu me consagrei hj mas tenho dúvida sobre a cadeia será q tenho q tirá-la quando for tomar banho e outras coisa envolvidas com água?

    Salve maria

    ResponderExcluir
  50. Irei mim.consagrar agora dia 24 gostaria de saber se posso usar duas cadeias uma no pulso e uma no tornozelo ou só pode uma?desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria Imaculada, nossa Corredentora e Mãe!
      Pode usar as duas sim, irmã.
      Deus abençoe!

      Excluir