sábado, 21 de janeiro de 2012

O Santo Terço - Carta da Irmã Lúcia (vidente de Fátima) a respeito da poderosa oração do Terço




Carta da Irmã Lúcia a MadreMartins, que foi sua companheira no noviciado em Tuy. Ao que parece ela respondia sobre uma possível “abolição” ou falta de importância do Santo Terço. Leia e veia a sabedoria e a inspiração do Espírito Santo nesta bem aventurada que se doou por inteiro a Deus, desde sua infância.
(Negritos nosso)

                                                 ***
             J.M.J.T. – Coimbra, 16-9-70
Querida Madre Martins
Pax Christi
       Quanto ao que me diz da reza do Terço, é uma grande pena, porque a oração do Rosário ou Terço é, depois da Sagrada Liturgia Eucarística, a que mais nos une com Deus pela riqueza das orações de que se compõe, todas elas vindas do Céu, ditadas pelo Pai, pelo Filho e pelo Espírito Santo.
            A glória que rezamos em todos os mistérios foi ditada pelo Pai aos anjos, quando os enviou a cantá-la junto do Seu Verbo recém-nascido, e é um hino à Trindade.
            O Pai-Nosso foi-nos ditado pelo Filho, e é uma oração dirigida ao Pai.
            A Ave-Maria é toda ela impregnada de sentido trinitário e eucarístico: As primeiras palavras foram ditadas pelo Pai ao Anjo, quando o enviou a anunciar o mistério da Encarnação do Verbo: “AVE-MARIA CHEIA DE GRAÇA, O SENHOR É CONVOSCO”. Sois cheia de graça porque em Ti reside a fonte da mesma graça, é pela tua união com a Santíssima Trindade que Tu és cheia de graça.
            Movida pelo Espírito Santo, disse Santa Isabel: “BENDITA SOIS VÓS ENTRE AS MULHERES, E BENDITO É O FRUTO DO VOSSO VENTRE JESUS”. Se sois bendita, é porque é bendito o fruto do vosso ventre, Jesus.
            A Igreja também movida pelo Espírito Santo, acrescentou: “SANTA MARIA MÃE DE DEUS, ROGAI POR NÓS PECADORES, AGORA E NA HORA DA NOSSA MORTE”. Isso é também uma oração dirigida a Deus através de Maria. PORQUE SOIS MÃE DE DEUS, ROGAI POR NÓS. É oração trinitária, sim, porque Maria foi o primeiro Templo vivo da Santíssima Trindade: “O ESPÍRITO SANTO DESCERÁ SOBRE TI. O PAI TE COBRIRÁ COM A SUA SOMBRA. E O FILHO, QUE DE TI NASCER, SERÁ CHAMADO O FILHO DO ALTÍSSIMO”.
            Maria é o primeiro Sacrário vivo, onde o Pai encerrou o Seu Verbo. O seu Coração Imaculado é a primeira Custódia que O guardou, o seu regaço e os seus braços foram o primeiro altar e o primeiro trono sobre o qual o Filho de Deus feito Homem foi adorado; aí o adoraram os Anjos, os pastores e os sábios da terra. Maria é o primeiro Sacerdote que tomou nas mãos puras e imaculadas o Filho de Deus, O conduziu ao Templo para oferecê-Lo ao Pai como vítima pela salvação do Mundo.
            Assim a oração do Terço é, depois da Sagrada Liturgia Eucarística a que mais nos traz ao espírito os mistérios da Fé, da Esperança e Caridade. Ela é o pão espiritual das almas; quem não ora definha e morre. É na oração que nos encontramos com Deus, e é nesse encontro que Ele nos comunica a Fé, a Esperança e a Caridade, virtudes estas sem as quais não nos salvaremos.
            O Terço é a oração dos pobres e dos ricos, dos sábios e dos ignorantes; tirar as almas esta devoção, é tirar-lhes o pão espiritual de cada dia. Ela é a que sustenta a pequenina chama da fé que ainda todo se não apagou em muitas consciências. Mesmo para aquelas almas que rezam sem meditar, o simples ato de tomar o Terço para rezar é já um lembrarem-se de Deus, do sobrenatural. A simples recordação dos mistérios em cada dezena é mais um raio de luz a sustentar nas almas a mecha que ainda fumega.
            Por isso o demônio lhe tem feito tanta guerra! E o pior é que tem conseguido iludir e enganar almas cheias de responsabilidades pelo lugar que ocupam... São cegos a guiar outros cegos... E querem apoiar-se no Concílio, e não vêem que o Sagrado Concílio ordenou que se conservem todas as práticas que no decorrer dos anos se vêm praticando em honra da Imaculada Virgem Mãe de Deus, e que a oração do Santo Rosário ou Terço é uma das principais a que, em face do ordenado pelo Sagrado Concílio e pelo Sumo Pontífice, estamos obrigados, isto é, devemos conservar.
            Eu tenho uma grande esperança de que não virá longe o dia em que a oração do Santo Rosário e Terço seja declarado oração litúrgica, sim porque toda ela faz parte da Sagrada Liturgia Eucarística. Oremos, trabalhemos, sacrifiquemo-nos e confiemos que “POR FIM, O MEU IMACULADO CORAÇÃO TRIUNFARÁ!”
                                                                                                                      Lúcia, i.c.d.

Ps: ùltima frase remete ao que Nossa Senhora disse nas aparições aos três pastorinhos.
                                                                        
                                                                     ***



Os Mistérios do Rosário


MISTÉRIOS DA ALEGRIA (gozosos)
(Segundas e Sábados)

1.º Mistério
A Anunciação do Anjo a Nossa Senhora. (Lc 1, 26-38)
2º Mistério
A Visitação de Nossa Senhpra a santa Isabel. (Lc 1, 39-56)
3º Mistério
O Nascimento de Jesus no presépio de Belém. (Lc 2, 1-20)
4º Mistério
A Apresentação do Menino Jesus no Templo. (Lc 2, 22-38)
5º Mistério
O Encontro do Menino Jesus no Templo, entre os Doutores. (Lc 2, 41-50)






MISTÉRIOS DA DOR (dolorosos)
(Terças e Sextas)

1.º Mistério
Oração e Agonia de Jesus no Jardim das Oliveiras. (Mt 26, 36-46)
2º Mistério
A Flagelação de Nosso Senhor Jesus Cristo. (Mt 27, 24-26)
3º Mistério
O Coroação de espinhos. (Mt 27, 27-31)
4º Mistério
Jesus a caminho do Cálvário e o encontro com Sua Mãe. (Lc 23, 26-32)
5º Mistério
A Cruxificação e Morte de Jesus . (Jo 19, 17-30)




MISTÉRIOS DA GLÓRIA (gloriosos)
(Quartas e Domingos)


1.º Mistério
A Ressurreição de Jesus Cristo. (Mt 28, 1-10)
2º Mistério
A Ascensão de Jesus ao Céu. (Act 1, 6-11)
3º Mistério
A descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos, reunidos no Cenáculo. (Act 1, 12-14 e 2, 1-4)
4º Mistério
A Assunção de Nossa Senhora ao Céu em corpo e alma. (1Cor 15, 12-23)
5º Mistério
A Coroação de Nossa Senhora, como Rainha do Céu e da Terra. (Ap 12, 1-17)




MISTÉRIOS DA LUZ (luminosos)


(Quinta-feira)


1.º Mistério
O Baptismo de Jesus no Rio Jordão. (Mt 3, 13-17)
2º Mistério
A Revelação de Jesus nas Bodas de Caná. (Jo 2, 1-11)
3º Mistério
O Anúncio do Reino de Deus. Um convite à conversão (Mt 4, 12-17-23)
4º Mistério
A Transfiguração de Jesus no Monte Tabor. (Lc 9, 28-36)
5º Mistério
A Última Ceia de Jesus com os Apóstolos e a Instituição da Eucarístia. (Lc 22, 14-20)

Um comentário: